xxxx
X

Samae mantém ações diárias para combater vazamentos de água em Caxias

16/10/2019

Utilizações de geofone e hastes de escuta estão entre as principais medidas para evitar perdas na rede pública

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realiza ações diárias para combater vazamentos de água na rede pública de Caxias do Sul. Uma das principais medidas é a utilização de geofone e de hastes de escuta, aparelhos que permitem identificar pontos de vazamento por meio de frequências sonoras.

O geofone é eletrônico. Ele indica o local exato da fuga de água na rede, permitindo ao seu operador identificar o ponto com problema sem precisar intervir na via ou na calçada. Já as hastes de escuta são utilizadas junto aos cavaletes, parte da instalação entre a rede pública e o hidrômetro, das residências com suspeita de vazamento. Os servidores do Samae fazem uso desses equipamentos sempre que alguma alteração de gráfico de vazão é observada no sistema, ou a partir de uma ordem gerada por algum consumidor.

De acordo com o diretor da Divisão de Água, engenheiro Adriano Bolesina, o uso do geofone e das hastes de escuta faz parte de várias frentes de combate permanente.

“Para diminuir a possibilidade de vazamentos, há uma série de ações diárias e outras a longo e médio prazo executadas pelo Samae no município, como a substituição de tubulações e equipamentos”, destaca Bolesina.

Espalhados pela cidade, 112 macromedidores também contribuem para a redução de perdas na rede pública. Esses equipamentos são similares ao hidrômetro residencial, mas capazes de fazer medições de grande vazão. Do total deles, 54 enviam dados via telemetria para a Seção de Controle e Abastecimento da Divisão de Água e outros 58 possuem monitoramento mensal.

Os dados coletados por esses aparelhos, e por outros pontos estratégicos da rede, são reunidos em um sistema supervisório, que monitora em tempo real as redes de água bruta e tratada.

A substituição de redes antigas no município também faz parte do leque de atividades para combater vazamentos. Desde o início de 2019, o Samae substituiu quase dois mil metros de redes de água, trocando tubulações de ferro por policloreto de polivinila (pvc). Outro componente que contribui para a diminuição de danos são as válvulas redutoras de pressão, instaladas em pontos estratégicos da rede.

Samae Combate Vazamento de Água

Samae Combate Vazamento de Água

Samae Combate Vazamento de Água

Fonte: Samae Caxias

Fale Conosco

X