xxxx
X

Salto (SP) - Telemetria de reservatrios de gua tratada

A região sempre apresentou baixa disponibilidade de água e durante fases de estiagem o abastecimento poderia ficar comprometido, sendo assim, se faz necessária uma gestão bastante eficiente deste recurso. Deste modo, o SAAE investiu em melhorias na gestão através do monitoramento remoto de seus reservatórios de água tratada.

A SAAE conta com 36 reservatórios que anteriormente eram monitorados presencialmente através de deslocamentos diários de colaboradores para registro de informações. Nesta situação, a empresa realizava várias rondas diárias, um percurso estimado em 55 km, o que gerava um custo de aproximadamente R$ 150.000,00 anuais ao SAAE apenas com estes deslocamentos (sem considerar os custos com pessoal). Além disso, esta dinâmica impossibilitava o monitoramento contínuo e em tempo real, corria-se o risco de não registrar em tempo hábil falhas e variações ocorridas nos intervalos das medições, além de estarem sujeitas a falhas humanas.

O desejo da companhia era por um sistema de monitoramento por telemetria, que permite a visualização de todos as informações relevantes de todos os reservatórios em tempo real, remotamente, além de eliminar a necessidade destes deslocamentos diários com seus custos, suas imperfeições e seus riscos. O sistema de monitoramento remoto dos reservatórios permite à companhia tomadas de decisão mais rápidas e precisas a respeito dos seus ativos.

De modo a atender esta demanda, a LWS em parceria com o cliente implantou um centro de controle operacional com um prático sistema de monitoramento por telemetria dos reservatórios do município. O sistema disponibiliza informações completas e atualizadas à companhia, tais como a capacidade de cada reservatório, o percentual de preenchimento e volume atual, vazão, além de identificação e localização de cada reservatório.

O sistema ainda envia alarmes ao CCO quando algum reservatório atinge um volume baixo (neste caso, 30% da capacidade) e são visualizados na tela do usuário na cor vermelha. Os dados são registrados e armazenados a cada 05 minutos, deixando a companhia sempre atualizada a respeito de todos os reservatórios.

Este monitoramento permite uma gestão eficiente do sistema de abastecimento, pois as informações estão sempre atualizadas, pode-se gerar gráficos em períodos pré-determinados e personalizados, identificar horários de picos e também de menor consumo (sendo este o mais adequado para realizar intervenções quando necessário), além de poder identificar comportamentos atípicos como vazamentos ou alterações nas redes. Deste modo, o sistema implantado pela LWS não apenas eliminou custos e riscos relacionados aos reservatórios e ao método de monitoramento utilizado anteriormente, como melhorou substancialmente a gestão do abastecimento de água no município, permitindo maior praticidade e performance.

Salto - Telemetria gua Tratada

Fale Conosco

Código
Compartilhe nas redes sociais
Fale com a gente!
X
Enviar Mensagem via WhatsApp

Seja bem Vindo(a)!

Digite sua mensagem abaixo para entrar em contato.

xx