xxxx
X

Sabesp Leste - Telemetria de redes pressurizadas e deteco de transientes hidrulicos

Uma das principais fontes de problemas relacionados ao desgaste e a ruptura de redes pressurizadas de água ou de esgoto, é a ocorrência de transientes hidráulicos. Dependendo da maneira como se manuseia uma válvula, por exemplo, variações bruscas de pressão podem ocorrer colocando em risco a integridade do sistema. Sendo assim, as redes devem ser monitoradas constantemente e quando eventos de transientes hidráulicos ocorrerem, os operadores da companhia devem ser informados imediatamente.

A SABESP no âmbito de monitorar a pressões em suas redes na Zona Leste da capital paulista, instalou registradores de dados (dataloggers) modelo Multilog 2 em seus ativos. Este equipamento fornecido pela LWS além de segurança e eficiência no monitoramento simultâneo de pressão e de vazão, ainda possui uma memória secundária totalmente dedicada a detectar eventos de transientes hidráulicos com alta precisão (amostragem de 25 Hz).

Esta funcionalidade chamou a atenção da SABESP e mostrou-se muito vantajosa, conferindo maior segurança e confiabilidade à sua operação. O equipamento foi capaz de detectar com total precisão variações instantâneas de quase 70 mca de pressão na rede, causadas provavelmente pelo desligamento de um booster.

Esta performance levou a equipe técnica da SABESP a não apenas aprovar o uso, como recomendar a instalação destes dataloggers em todas as estações elevatórias a fim de detectar as variações de pressão nas mesmas, pois outros dataloggers que a SABESP já possuía tinham intervalos de registro de dados de pressão muito elevados para a detecção destes eventos e o equipamento fornecido pela LWS possui um intervalor muito menor, sendo bastante eficiente e detalhado na detecção e na geração de informações a respeito de eventos de transientes hidráulicos.

Sabesp - Redes Pressurizadas

Sabesp - Dataloggers

Fale Conosco

Código
Compartilhe nas redes sociais
Fale com a gente!
X
Enviar Mensagem via WhatsApp

Seja bem Vindo(a)!

Digite sua mensagem abaixo para entrar em contato.

xx