xxxx
X

Tecnologia de geofonamento é aplicada para identificar vazamentos em Ariquemes

Geofone em Ariquemes

29/08/2019

Neste mês de agosto, todas as noites, técnicos da Águas de Ariquemes estão mapeando as ruas da cidade, um trabalho minucioso, com um aparelho chamado geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos, eles caminham “ouvindo” a rede de distribuição de água. A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água, assegurando a disponibilidade do recurso, bem como a qualidade da água que é oferecida.

Até agora já percorrem mais de 96 quilômetros, catalogando 250 situações de perdas de água, sendo vazamentos visíveis e invisíveis, ligações irregulares e outros, nos bairros Gerson Neco, São Luiz, Colonial, BNH, Jardim Felicidade, setores 06, 11 e agora estão trabalhando no setor 05. A proposta é percorrer toda a cidade.

O mapeamento inicia sempre à meia-noite, quando a cidade está em silêncio. Uma vez que o aparelho de geofonamento é muito sensível aos sons, é fundamental que haja o mínimo de interferência para que os técnicos possam ouvir, e perceber o ruído dos vazamentos. Dois profissionais da concessionária trabalham juntos, de modo simultâneo, um com o geofone seguindo o caminho da rede, e outro com o aparelho chamado Stick, ouvindo todos os cavaletes das residências.

“Águas de Ariquemes vê o que você não vê”, foi esta a explicação da coordenadora de serviços da concessionária, Tamara Fideles, quando começou a explicar sobre a importância do geofonamento na detecção de vazamentos invisíveis e irregularidades. “Quando escutam o barulho do vazamento, os técnicos sinalizam o asfalto ou calçada com tinta branca. A localização é repassando à equipe de manutenção, que dá continuidade ao trabalho de conserto, o mais rápido possível”, contou.

Tamara Fideles, ainda ressalta que o trabalho faz parte do conjunto de ações de melhorias que a empresa está desenvolvendo na cidade. “Nosso compromisso é levar água com qualidade e regularidade todos os dias, estamos investindo em equipamentos e tecnologia, beneficiando diretamente o consumidor”, concluiu.

Fonte: Tudo Rondônia

Fale Conosco

X