xxxx
X

Araraquara (SP) - Controle de VRP pelo ponto crtico e reduo de perdas

Em 2020, o Brasil possui um índice de perda de água tratada durante a distribuição muito elevado, próximo a 40%. Dentro os muitos problemas relacionados à perda deste bem, há a perda financeira ao considerarmos os custos que as companhias tem a captar, tratar e distribuir a água. Neste sentido, considerando o elevado volume distribuído ao Setor São José do Rio Preto no município de Araraquara, SP, o DAAE resolveu tomar medidas para solucionar esta questão.

A companhia instalou neste setor um sistema de controle de válvula redutora de pressão (VRP) pelo ponto crítico, ou seja, a pressão medida no ponto crítico, de modo a se manter constante, controlava a VRP. Ao instalar o sistema, foi feita paralelamente uma pesquisa de vazamentos por varredura no setor que permitiu identificar 26 pontos de vazamentos (10 visíveis e 16 não-visíveis). Todo este trabalho permitiu ao DAAE tomar ações efetivas na redução significativa da perda de água no setor, diminuindo drasticamente o volume de água distribuído.

Na semana anterior à instalação do sistema de controle de VRP e da varredura, entre 03 e 08 de maio, o volume distribuído ao setor foi de 7.621 metros cúbicos e na semana seguinte ao processo, após o dia 15 de maio, o volume distribuído neste mesmo setor foi de 4.921 metros cúbicos, uma redução de 2.700 m3, ou seja, superior a 35%.

Sendo assim, tomando como base a redução de 2.700 m3, e o valor do m3 de água tratada, estimou-se a economia de R$ 28.900,00 mensais ao DAAE somente na redução das perdas conseguida com a instalação do sistema. Deste modo, o pay back deste sistema foi inferior a 02 meses, ou seja, além de ser uma solução essencialmente sustentável como se vê, é altamente lucrativo à companhia.

Araraquara - reduo perda de gua

Fale Conosco

Código
Compartilhe nas redes sociais
Fale com a gente!
X
Enviar Mensagem via WhatsApp

Seja bem Vindo(a)!

Digite sua mensagem abaixo para entrar em contato.

xx